quinta-feira, setembro 09, 2010

Made in Cuba


Puro-sangue de longa persistência

Antes destinado apenas a dignatários estrangeiros, o Trinidad Fundadores eleva a experiência de fumar charuto a um novo patamar

Mauro Marcelo Alves, iG São Paulo
  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Foto: Divulgação
Um charuto Trinidad tem queima perfeita, aromas e sabores elegantemente concentrados
Quem experimenta, não quer outro. Esta é uma frase comum entre os grandes apreciadores de charutos ao comentar a sensação de fumar um Trinidad cubano. Enfatizando: um puro cubano, porque há outro, com esta mesma marca, feito na República Dominicana. Mas, como dizem os franceses, “c’est pas la même chose”...
A bitola original, sob o nome de Trinidad Fundadores, era destinada no início da década de 1980 ao comandante Fidel Castro, que gostava deles tanto quanto do Cohiba, cuja criação e fabricação ele próprio incentivou. Não eram comercializados, sendo distribuídos pela diplomacia cubana a dignatários estrangeiros. 

Mas logo sua fama se espalhou e os charutos Trinidad, produzidos apenas na fábrica El Laguito, em Vuelta Abajo, no Sul de Cuba, foram exportados para o Canadá e o México, em 1998, vindo depois a ganhar o mundo dos que apreciam um charuto de alta linhagem.
Um premium Trinidad Fundadores tem 19,5 cms de comprimento e bitola 40, mostra aroma de couro e café espresso, sabor amadeirado e é tido como um “puro-sangue” de longa persistência, muito elegante, com combustão perfeita.
Foto: Divulgação
O Trinidad Edición Limitada Ingenios 2007 é um item precioso para os fumantes
Aos poucos, outras bitolas foram incorporadas à marca. A saber:
Coloniales - bitola 44 (com 13,2 cms), o mais recente da família, carnudo e agradável de fumar, com aromas e sabor de madeira e especiarias, café, algo de mel e terra molhada.
Reyes – Este Petit Corona com bitola 40 (com 11 cms), tem força média e libera suavemente seus aromas de especiarias misturadas a café fresco.
Robusto – Na versão Extra, bitola 50, com 15,5 cms de comprimento, mostra aromas de cedro com pitadas de especiarias na boca, café, pimenta preta e um final glorioso de gengibre com mel. Há ainda as versões Robusto comum, com 12,4 cms, ótimo para fumantes assíduos, e o Robusto Short Edición Limitada 2010, com 10,2 cms de comprimento. Um pequeno notável.
É possível ainda achar, com alguma sorte, o Trinidad Edición Limitada Ingenios 2007, bitola 42, com 16,2 cms, um charuto maturado dois anos que libera sutilmente seus aromas e sabor com a característica elegância de um Trinidad.
No Brasil, um Fundadores custa em média R$ 60,00 e um Robusto Extra, R$ 80,00 a unidade. Nas tabacarias tradicionais é possível encomendar um Trinidad, com preços sob consulta, mas há uma prática maneira de comprá-lo pela internet.
Serviço: